Os conjuntos retabulares sul-mineiros e os indícios da constituição de uma oficina itinerante em torno de Joaquim José da Natividade
Resumo
Resumo: Este artigo apresenta os resultados de uma pesquisa iniciada com um projeto de pós-doutorado que originalmente se propôs a localizar e estudar os conjuntos de retábulos coloniais remanescentes da antiga Comarca do Rio das Mortes. Realizamos um levantamento abrangente dos retábulos produzidos entre os séculos XVIII e XIX, limitando nossa investigação às mesorregiões do Campo das Vertentes e Sul de Minas Gerais. No total, localizamos, documentamos e analisamos 46 conjuntos de talha. Descrevemos aqui as principais características morfológicas desse grupo, assinalando os elementos recorrentes, observando suas semelhanças e divergências, buscando seus precedentes tipológicos. Um subconjunto, que claramente se apropria da estética rococó, destaca-se por sua unidade nos aspectos arquitetônico e ornamental e também por sua integração com pinturas de forro atribuídas a José Joaquim da Natividade, sugerindo não apenas a cooperação extensa entre o mestre pintor e um entalhador desconhecido, mas também a possibilidade de ter o próprio Natividade oferecido os riscos para os retábulos enquanto dirigia e coordenava uma oficina itinerante.
Palavras-chave: Retabilística sul-mineira; Joaquim José da Natividade; Rococó mineiro, Comarca do Rio das Mortes
The South Minas Gerais altarpieces and the evidences of the establishment of an itinerant workshop around Joaquim José da Natividade
Abstract: This article presents the results of an investigation started with a post-doctoral project that originally proposed to locate and examine the remnant colonial altarpieces sets of the former District of Rio das Mortes. We performed a comprehensive survey of the altarpieces made between the 18th century and the 19th century, limiting our investigation to the micro-regions of Campo das Vertentes and South of the state of Minas Gerais. Overall, we located, documented and analyzed 46 woodcarving sets. We describe, here, the main morphological characteristics of this group, showing the recurrent elements, observing their similarities and divergences, searching for its typological predecessors. A sub-set, which clearly appropriates the Rococo esthetics, is outstanding due to its unit in the architectural and ornamental aspects, and also due to its integration with ceiling paintings attributed to José Joaquim da Natividade, suggesting not only an extensive cooperation between the master painter and an unknown woodcarver, but also the possibility that Natividade himself offered the drawings for the altarpieces while commanding and coordinating an itinerant workshop.