Olhares cruzados e experiências de políticas de salvaguarda do patrimônio imaterial: o caso da Quaresma e Semana Santa de São João del-Rei (Brasil) e Braga (Portugal)

Autores

  • Suely Campos Franco

Resumo

Resumo:  A Quaresma e a Semana Santa são especialmente celebradas nas cidades de  São João del-Rei (Minas Gerais-Brasil) e Braga (Minho-Portugal), conhecidas como "Roma Brasileira" e "Roma Portuguesa" respectivamente. O movimento global de defesa e valorização das especificidades culturais vem impulsionando iniciativas de identificação e reconhecimento deste patrimônio cultural. Este artigo aborda os significados históricos, culturais e simbólicos da Quaresma e da Semana Santa nestas duas cidades do mundo lusófono e apresenta algumas reflexões sobre os processos atuais de  "patrimonialização" destes eventos, considerados e valorizados como patrimônio cultural imaterial no Brasil e em Portugal, relacionando os pontos semelhantes e divergentes em ações específicas em Braga e em São João del-Rei.

 

Palavras-chave:São João del-Rei. Braga. Quaresma. Semana Santa. Patrimônio cultural imaterial. Patrimonialização

Downloads

Publicado

31-12-2020

Como Citar

Campos Franco, S. (2020). Olhares cruzados e experiências de políticas de salvaguarda do patrimônio imaterial: o caso da Quaresma e Semana Santa de São João del-Rei (Brasil) e Braga (Portugal). Rocalha - Revista eletrônica Do CEPHAP - UFSJ, 1(1), 71–98. Recuperado de http://periodicos.ufsj.edu.br/rocalha/article/view/4889