A escrita como performance e as cartas como método: carta às leitoras e leitores deste artigo

Autores

  • Ellen Guimarães Folly Universidade Federal de São João del Rei

Palavras-chave:

Escrita performativa. Experiência escrita. Cartas.

Resumo

O presente artigo tem como objetivo transmitir ao leitor a visão possível da escrita performativa como forma natural e intrínseca, uma vez que a escrita e a vida se perpassam, mostrando que o ato de escrever é, concomitantemente, se escrever e se inscrever na História. Para tanto, foi necessário o reencontro com cartas e poemas produzidos ao longo de um processo pessoal de construção de uma dissertação do mestrado em Psicologia, utilizando como pilar o encontro com as escritoras Carolina Maria de Jesus e Conceição Evaristo, suas relações pessoais e políticas com o feminino e com o labor da escrita atrelado ao viver. Dessa forma, conseguimos compreender a escrita como parte da vida, indo na contramão da laboração da escrita acadêmica, com seus processos de colonização da nossa maneira de escrever e de nossa forma de pensar e aprender, convidando, enfim, o leitor a participar de forma ativa dessa desconstrução, derrubando os conceitos de como se deve, ou não, proceder na escrita.

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Biografia do Autor

Ellen Guimarães Folly, Universidade Federal de São João del Rei

Professora

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Publicado

2020-09-03

Como Citar

Folly, E. G. (2020). A escrita como performance e as cartas como método: carta às leitoras e leitores deste artigo. Revista Pesquisas E Práticas Psicossociais, 15(3), 1–15. Recuperado de http://periodicos.ufsj.edu.br/revista_ppp/article/view/e3580

Edição

Seção

Número temático: Pesquisar COM: feminino e feminismos na ciência