“Quarto de despejo”: relato de uma vivência dialogada
Palavras-chave:
Quarto de despejo. Carolina Maria de Jesus. Conhecimento científico. Decolonialidade. Oficina.Resumo
O relato de experiência aqui apresentado trata de uma oficina que teve como base a leitura de Quarto de despejo: diário de uma favelada, de Carolina Maria de Jesus. O caminho metodológico da oficina contou com os seguintes passos: 1. Orientações prévias aos participantes. 2. Montagem do cenário da oficina. 3. Aquecimento. 4. Atividade principal: vivência das estações. 5. Fechamento. O material utilizado foram objetos específicos que remetiam ao livro, bem como materiais diversos para montagem das estações. Participaram da oficina 18 integrantes do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Poder, Cultura e Práticas Coletivas (Gepcol), das áreas de Psicologia, Pedagogia e Geografia, com idades entre 22 e 50 anos, majoritariamente composto por mulheres e tendo alguns participantes que se autodeclararam negros/as. O presente estudo focou em duas das estações realizadas na oficina “A mulher Carolina e Cenário Político”. A partir da perspectiva decolonial, este estudo buscou trazer ao contexto acadêmico linguagens e formatos para produção de conhecimento que foram historicamente alijados dos espaços de representatividade e poder, tanto na ciência como na política.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Declaro que o trabalho submetido à Revista Pesquisas e Práticas Psicossociais, mantido pelo Laboratório de Pesquisa e Intervenção Psicossocial e pelo Programa de Mestrado em Psicologia da Universidade Federal de São João del-Rei (LAPIP/PPGPSI/UFSJ), não foi publicado previamente e comprometo-me a não submetê-lo a outra publicação enquanto estiver em processo de avaliação nem após publicado por essa revista.
Declaro que o trabalho é original e que seu conteúdo é fruto de minha contribuição intelectual. Todas as citações e referências a materiais já publicados estão identificadas com seus respectivos créditos e estão incluídas nas referências bibliográficas com as autorizações dos detentores de direitos autorais.
Cedo os direitos autorais à Revista Pesquisas e Práticas Psicossociais e me responsabilizo por reclamações ou processos relativos a direitos de propriedade intelectual, isentando de responsabilidade a Universidade Federal de São João del-Rei.
No caso do artigo ser aprovado, autorizo a Revista Pesquisas e Práticas Psicossociais, a editá-lo, exibi-lo e distribuí-lo no Brasil e no estrangeiro, pela internet ou em outras mídias.
Concordo e aceito os termos desta declaração.
Revista Pesquisas e Práticas Psicossociais
Laboratório de Pesquisas e Intervenção Psicossocial (LAPIP)
Departamento de Psicologia, UFSJ
Praça Dom Helvécio 74, Bairro Dom Bosco
CEP: 36.301-160 - São João del-Rei, Minas Gerais, Brasil.
E-mail: ppplapip@ufsj.edu.br
Telefone: (32) 3379-2492