Autopercepção dos profissionais do sistema socioeducativo do Distrito Federal/Brasil a partir de um processo de formação sobre drogas e direitos humanos

Autores

  • Tayane Medeiros de Oliveira
  • Maria de Nazareth Rodrigues Malcher de Oliveira Silva
  • Daniela Ketlyn Porto de Souza
  • Flávia Virgínia de Lima Souza
  • Andrea Donatti Gallassi

Palavras-chave:

Autopercepção. Sistema socioeducativo. Capacitação profissional. Álcool e outras drogas.

Resumo

Introdução: o atendimento de adolescentes em conflito com a lei torna-se mais desafiador quando estes usam drogas. Objetivo: descrever a autopercepção dos profissionais do Sistema Socioeducativo sobre capacitações, condições de trabalho, rede de apoio e satisfação pessoal e profissional no acompanhamento de adolescentes em cumprimento de medida socioeducativa que usam drogas. Método: estudo transversal a partir de um curso de formação sobre drogas e direitos humanos para profissionais do Sistema Socioeducativo do Distrito Federal/Brasil. Resultados: a maioria recebeu treinamento sobre drogas (56,7%), realiza atendimentos (86,7%), mas não se sente capacitada (85,4%); desempenho profissional (43,6%) e realização pessoal (48,7%) considerados bons; espaço físico (48,7%), relação entre unidades (44,7%) e satisfação com o trabalho (42,3%) considerados razoáveis; disponibilidade de materiais (42,5%), quantidade de profissionais (38,2%) e relação com a comunidade (29,3%) considerados muito ruins. Considerações finais: capacitações são importantes e o método utilizado deve ser capaz de impactar a atuação do profissional no trabalho.

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Publicado

2018-10-01

Como Citar

Medeiros de Oliveira, T., de Nazareth Rodrigues Malcher de Oliveira Silva, M., Ketlyn Porto de Souza, D., Virgínia de Lima Souza, F., & Donatti Gallassi, A. (2018). Autopercepção dos profissionais do sistema socioeducativo do Distrito Federal/Brasil a partir de um processo de formação sobre drogas e direitos humanos. Revista Pesquisas E Práticas Psicossociais, 13(4), 1–15. Recuperado de http://periodicos.ufsj.edu.br/revista_ppp/article/view/3204

Edição

Seção

Artigos