http://periodicos.ufsj.edu.br/recom/issue/feed Revista de Enfermagem do Centro-Oeste Mineiro 2025-01-24T10:23:53-03:00 Patrícia Pinto Braga recom.editor@ufsj.edu.br Open Journal Systems <p>A Revista de Enfermagem do Centro Oeste Mineiro (RECOM), com editoração pela Universidade Federal de São João del-Rei, tem como missão a divulgação da Ciência da Enfermagem e da Saúde, através da publicação de resultados de pesquisas científicas, de autores brasileiros e de outras nacionalidades. Recebe artigos originais, desenvolvidos por métodos quantitativos, qualitativos, mistos, reflexões, revisões sistematizadas e relatos de experiência. Os estudos devem, necessariamente, trazer contribuições para a ciência e/ou prática de enfermagem e/ou saúde.</p> <p><strong>ISSN: 2236-6091</strong>.</p> http://periodicos.ufsj.edu.br/recom/article/view/5030 Significados, experiências e interações sociais de mães acerca do exame de triagem neonatal biológica 2023-03-20T17:35:24-03:00 Rene Ferreira da Silva Junior renejunior_deny@hotmail.com Ricardo Otávio Maia Gusmão ricardotavio25@gmail.com Victor Guilherme Pereira vguilherme.pereira17@gmail.com Daniel Silva Moraes silvamoraes.daniel@gmail.com Jaqueline D`´'Paula Ribeiro Vieira Torres jaqueline.vieira@live.com Carla Silvana de Oliveira e Silva profcarlasosilva@gmail.com <p><strong>Objetivo</strong>: Conhecer os significados, experiências e interações sociais de mães acerca do exame de triagem neonatal biológica. <strong>Métodos:</strong> Estudo qualitativo com suporte teórico-conceitual a partir do interacionismo simbólico conduzido com 10 puérperas. Os dados foram coletados por meio de entrevista com um roteiro semiestruturado, os quais foram analisados segundo a análise de conteúdo na modalidade análise temática. <strong>Resultados</strong>: As puérperas tinham conhecimentos limitados sobre o exame de triagem neonatal biológica, identificando-se falhas no processo de educação em saúde destinadas a essas puérperas. <strong>Considerações finais</strong>: Os significados atribuídos pelas puérperas foram elementares, as experiências revelaram que houve falhas no processo educativo durante o pré-natal, assistência hospitalar ou puerperal; mas, mesmo assim, grande parte delas procuraram o serviço no período correto, demonstrando que em algum momento uma eventual interação foi realizada e a puérpera foi sensibilizada. Contudo, um número importante de compareceu com atraso à unidade.</p> 2025-02-27T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2025 Rene Ferreira da Silva Junior, Ricardo Otávio Maia Gusmão, Victor Guilherme Pereira, Daniel Silva Moraes, Jaqueline D`´'Paula Ribeiro Vieira Torres, Carla Silvana de Oliveira e Silva http://periodicos.ufsj.edu.br/recom/article/view/5347 Seguimento do neonato de risco na perspectiva de profissionais, gestores e mães 2024-01-29T20:11:19-03:00 Ana Paula Denis Barbosa anapdenis@gmail.com Patricia Harumi Ueno patiharumienf@gmail.com Mayara Carolina Canedo maycanedo29@gmail.com Fernanda Ribeiro Baptista Marques fernanda.marques@ufms.br Aline Oliveira Silveira alinesilveira@unb.br Marisa Rufino Ferreira Luizari marisa.luizari@ufms.br Maria Aparecida Munhoz Gaiva mamgaiva@gmail.com Maria Angélica Marcheti Marcheti mamarcheti@gmail.com <p><strong>Objetivo</strong>: Analisar o seguimento do recém-nascido de risco na perspectiva de profissionais de saúde, gestores e mães, identificando os desafios e as estratégias adotadas para melhorar a assistência continuada. <strong>Método</strong>: Estudo descritivo de abordagem qualitativa desenvolvido em um hospital de ensino por meio de entrevistas com dois gestores, dois profissionais de saúde e nove mães de neonatos de risco, que foram submetidas à técnica de análise de conteúdo. <strong>Resultados</strong>: Os participantes reconhecem a importância de um serviço de seguimento bem organizado para os recém-nascidos de risco no hospital; no entanto, este enfrenta barreiras operacionais e de recursos humanos que resultam na descontinuidade do cuidado, como a desorganização e as dificuldades para atender à demanda. <strong>Considerações finais</strong>: O seguimento do recém-nascido de risco no ambulatório analisado necessita de organização e implementação de fluxos para o ordenamento da atenção e atendimento da demanda, além da articulação com os serviços da rede de atenção à saúde.</p> 2025-02-21T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2025 Ana Paula Denis Barbosa, Patricia Harumi Ueno, Mayara Carolina Canedo, Fernanda Ribeiro Baptista Marques, Aline Oliveira Silveira, Marisa Rufino Ferreira Luizari, Maria Aparecida Munhoz Gaiva Gaiva, Maria Angélica Marcheti Marcheti http://periodicos.ufsj.edu.br/recom/article/view/5374 Construção e validação de uma tecnologia cuidativo-educacional sobre demandas de saúde e psicossociais para mulheres de meia-idade 2024-09-24T14:10:47-03:00 Jéssica Nayara da Silva Prado jessicaprado18@outlook.com Darlyane Antunes Macedo damacedo@uneb.br Ivanete Fernandes do Prado iprado@uneb.br Romiria Brito dos Santos romiriapma@gmail.com <p><strong>Objetivo:</strong> Descrever o processo de construção e validação de uma Tecnologia Cuidativo-Educacional sobre demandas de saúde e psicossociais para mulheres de meia-idade. <strong>Métodos:</strong> Trata-se de um estudo metodológico realizado em quatro etapas: levantamento bibliográfico, levantamento de campo, produção de uma Tecnologia Cuidativo-Educacional e validação de conteúdo da tecnologia desenvolvida. <strong>Resultados:</strong> A cartilha foi construída no aplicativo Canva e sua versão final constitui 35 páginas. Quanto à validação, participaram seis especialistas. A cartilha foi validada com um Índice de Validade de Conteúdo máximo de 1,0, evidenciando ser adequada para trabalhar com mulheres de meia-idade. <strong>Considerações finais:</strong> Com esta pesquisa, foi possível construir e validar uma cartilha, que se configura como uma ferramenta que poderá ser utilizada por profissionais da saúde e pelas próprias mulheres em seu processo de autocuidado.</p> 2025-11-27T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2025 Jéssica Nayara da Silva Prado, Darlyane Antunes Macedo, Ivanete Fernandes do Prado, Romiria Brito dos Santos http://periodicos.ufsj.edu.br/recom/article/view/5553 Programas educativos para pais de prematuros e sua relação com o desenvolvimento motor: revisão integrativa 2024-11-12T08:57:15-03:00 Aneline Maria Ruedell ruedellane@gmail.com Ariana Rodrigues da Silva Carvalho arscarvalho@gmail.com Cláudia Silveira Viera clausviera@gmail.com <p><strong>Objetivo:</strong> Identificar programas educativos de intervenção motora, utilizados pelos pais de crianças prematuras hospitalizadas em Unidade de Terapia Intensiva Neonatal, e sua contribuição para o desenvolvimento motor. <strong>Métodos:</strong> Revisão integrativa de literatura, nas bases de dados PubMed, Embase, Web of Science, Lilacs, CINAHL, Livivo, PEDro, ProQuest Dissertations &amp; Theses Global, Catálogo de Teses e Dissertações Capes, Google Scholar. <strong>Resultados:</strong> Foram identificadas 3.514 referências. Após remoção de duplicatas e leitura dos títulos e resumos, foram selecionados 43 documentos para leitura na íntegra; nove atendendo aos critérios de elegibilidade. O Norwegian Physiotherapy Study in Preterm Infants foi o programa mais utilizado e obteve resultados diferenciados em relação ao desenvolvimento motor. <strong>Conclusão:</strong> São necessários estudos para verificar a influência do desenvolvimento cerebral, ambiente, dor, estresse, nutrição, sono no desenvolvimento dos prematuros e como isso pode influenciar no desenvolvimento motor.</p> 2025-11-24T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2025 Aneline Maria Ruedell, Ariana Rodrigues da Silva Carvalho, Cláudia Silveira Viera http://periodicos.ufsj.edu.br/recom/article/view/5217 Ações formativas sobre parentalidade positiva para enfermeiros da Atenção Primária à Saúde: revisão integrativa 2023-10-03T12:22:24-03:00 Fátima Madalena de Campos Lico fatimalico@gmail.com Larayne Gallo Farias Oliveira larayne@usp.br Alfredo Pina-Oliveira alfredopina@usp.br Lislaine Fracolli lislaine@usp.br <p><strong>Objetivo:</strong> Caracterizar as ações formativas para enfermeiros(as) da Atenção Primária à Saúde para o ensino da parentalidade positiva. <strong>Método:</strong> Trata-se de uma revisão integrativa a partir da questão norteadora“quais são as ações formativas para enfermeiros(as) da Atenção Primária à Saúde para o ensino da parentalidade positiva?”, em consonância com a estratégia PICo: participante (P), “enfermeiros(as) em ações formativas”; fenômeno de interesse (I), “ensino da parentalidade”; e contexto (Co), “APS”. <strong>Resultados:</strong> Foram selecionados 139 artigos, dos quais quatro atenderam aos critérios para análise. As ações formativas encontradas foram cursos, treinamentos, palestras e seminários, orientadas pelos Currículos Vida Ativa Saudável e Parentalidade e ancoradas nas teorias de aprendizagem social. <strong>Considerações finais:</strong> Os achados se mostram promissores para desenvolvimento de currículos de ensino integrados de Promoção da Saúde e Parentalidade Positiva, pautados em uma concepção pedagógica problematizadora e emancipatória para a formação de enfermeiros da Atenção Primária à Saúde.</p> 2025-07-31T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2025 Dra. Fátima Madalena de Campos Lico, Dra. Larayne Gallo Farias Oliveira, Dr. Alfredo Almeida Pina-Oliveira , Dra. Lislaine Aparecida Fracolli http://periodicos.ufsj.edu.br/recom/article/view/5159 Identidade quilombola e gravidez precoce: breves reflexões 2024-08-14T10:01:30-03:00 Elaine do Socorro Nogueira Cordeiro elaine.cordeiro@ics.ufpa.br Nyvia Lima nyvia.lima@ics.ufpa.br Brenda da Silva carol.brenda1994@gmail.com Rubia Gabriela Ferreira Lacerda gabriella.silva5433@gmail.com Irene Silva irenesilva@ufpa.br Nádile Juliane Costa de Castro nadiledecastro@ufpa.br <p><strong>Objetivo:</strong> Refletir acerca da gravidez precoce em adolescentes quilombolas. <strong>Método:</strong> Estudo teórico-reflexivo, baseado nas experiências dos autores e ancorado na literatura sobre gravidez precoce em mulheres quilombolas e nos pressupostos da Teoria da Intervenção Práxica em Enfermagem em Saúde Coletiva. <strong>Resultados:</strong> Identificaram-se cinco estudos sobre repercussões, saberes e impactos, que revelaram os seguintes pontos principais: conhecimentos e repercussões da gravidez precoce no cotidiano; déficit de conhecimentos; mudanças de rotinas depois da gravidez; significados atribuídos e construídos no contexto sociocultural; e acesso deficitário a serviços de saúde, os quais derivaram duas categorias temáticas, referentes a conhecimentos sobre prevenção e a fatores socioculturais. <strong>Considerações finais:</strong> A gravidez na adolescência está relacionada à questões social e econômica e ao acesso a serviços de saúde, cujas ações de intervenção, em conjunto com os sujeitos envolvidos, apresentam potencial para transformar a realidade.</p> 2025-07-24T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2024 Elaine do Socorro Nogueira Cordeiro, Nyvia Cristina dos Santos Lima, Brenda Caroline Martins da Silva, Rúbia Gabriela Ferreira Lacerda, Irene de Jesus Silva, Nádile Juliane Costa de Castro