Individualismo contemporâneo e novos arranjos subjetivos na perspectiva da psicanálise

Autores

Palavras-chave:

Psicanálise, individualismo, narcisismo, desamparo, alteridade

Resumo

O presente estudo busca a compreensão dos efeitos subjetivos das alterações sociais e culturais viabilizadas pelo individualismo contemporâneo, manifestas nas diversas formas de desrespeito entre as pessoas. A teoria psicanalítica é utilizada como eixo condutor no diálogo com autores da filosofia e da sociologia interessados pela questão da alteridade. A partir das ideias contidas nos conceitos de liberdade e autonomia realiza-se um breve percurso do individualismo como afirmação do indivíduo como princípio e valor e infere-se que o correlato subjetivo ao individualismo atual é a estrutura psíquica do narcisismo que oculta o originário e irredutível desamparo. Os efeitos desse fenômeno se mostram na fragilidade dos laços sociais e no esvanecimento da dimensão alteritária. Por fim, busca-se uma intervenção que considere a importância da castração e o enlaçamento com o outro como alteridade. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Angela Bucciano do Rosario, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - PUC - Minas

Psicanalista. Doutora em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Pesquisadora do grupo "Práticas de saúde e clínica ampliada na contemporaneidade".

Publicado

29-05-2021

Como Citar

Rosario, A. B. do. (2021). Individualismo contemporâneo e novos arranjos subjetivos na perspectiva da psicanálise. Analytica: Revista De Psicanálise, 8(14). Recuperado de http://periodicos.ufsj.edu.br/analytica/article/view/2526