Subjetivação e engajamento: as relações entre a militância e a angústia

Autores

  • Rodrigo Gonsalves European Graduate School

Palavras-chave:

Teoria Critica da Sociedade, Psicanálise, Žižek, Badiou, Engajamento, angústia.

Resumo

O presente texto toma a filosofia de Badiou e Žižek, para discutir a conjuntura do cenário político nacional e contrapô-lo, diante da proposta política que os autores promovem. Valendo-se da discussão da teoria critica da sociedade, da problematização da ideologia e da idéia, bem como a proposta de retomar a hipótese comunista; o presente texto, encontra as suas bases de discussão em quatro termos principais, à saber: Subjetivação, Engajamento, Militância e Angústia. Por meio da discussão dos termos, de suas contraposições, o texto aponta para uma consideração acerca da superação e criticas aos modelos do engajamento advindo do relativismo cultural. 

Downloads

Biografia do Autor

Rodrigo Gonsalves, European Graduate School

Formado em filosofia, em psicologia pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, membro do FCL-SP e mestrando pela European Graduate School (Suíça).

Downloads

Publicado

31-01-2016

Como Citar

Gonsalves, R. (2016). Subjetivação e engajamento: as relações entre a militância e a angústia. Analytica: Revista De Psicanálise, 4(7), 98–108. Recuperado de http://periodicos.ufsj.edu.br/analytica/article/view/1286

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)